Momento Catarse

Segundo a Wikipedia ” Catarse (do grego κάϑαρσιςkátharsis, «purificação», derivado de καϑαίρω «purificar») é uma palavra utilizada em diversos contextos, como a tragédia, a medicina ou a psicanálise, que significa “purificação”, “evacuação” ou “purgação”. Segundo Aristóteles, a catarse refere-se à purificação das almas por meio de uma descarga emocional provocada por um drama… E no dia a dia das organizações? Bem, no meu caso, parece que é só agendar uma reunião de trabalho que o grupo se prepara para mudar as pautas, perder qualquer tipo de objetividade na busca por oportunidades de iniciar a grande “purgação” através de reclamações, na grande maioria baseadas em problemas cotidianos e pequenos que deveriam ser resolvidos com atitude e rotina positiva. Trabalhei com um diretor que chamava estes momentos “carinhosamente” de momento catarse.

images.jpg

O mais engraçado é que quanto maior a “senioridade” do grupo maior a tendencia ao “chororô” sem foco em soluções. Parece existir uma necessidade de se fazer de vítima quando a plateia é maior, inspirando uma ajuda mútua, baseada em frases como: “na minha unidade o problema é pior”. Parece um concurso de histórias tristes e reclamações…

Em sala de aula não é diferente. Tente puxar a participação dos seus alunos sobre um determinado tema e verá que todos querem contar sobre um chefe, um colega, um cliente e até outros professores, gerando um momento de auto piedade na frente de todos os outros colegas, como se o mundo estivesse contra tudo o que se faz, e novamente, o problema do outro é sempre menor.

Belo desafio para liderança é o de trazer um grupo de volta às discussões realmente relevantes e produtivas, fugindo à catarse perene e promovendo a objetividade, a execução e a real reflexão sobre um determinado assunto.

Não me interpretem mal, entendo que, às vezes, um momento de desabafo faz bem para o bom trabalho em equipe, como também sei que não devemos ser insensíveis às reclamações, pois muitas delas são um indicativo de que existem situações que precisam ser corrigidas. Agora o “momento catarse”, sugiro deixar para o boteco depois do expediente.


Um comentário sobre “Momento Catarse

  1. É isso aí…Temos tendência a dramatização dos problemas, e aí, em vez de canalizarmos as nossas energias para soluções, passamos o maior tempo das reuniões dando linha para os “momentos catarses”. É primo, isso é um fenômeno bem brasileirinho! Bjão

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s