Pequenos Poderes

“Se quiser saber como um homem é, coloque-o em posição de poder”.

Pura verdade.

Dentro de uma empresa, o poder não está nas mãos apenas de gerentes e diretores, basta deixar alguém como responsável por uma atividade simples, dando um pouquinho de status e pronto, a “Síndrome do Pequeno Poder”  aparece, e com ela o autoritarismo e o aumento dos problemas. Já vi isso acontecer com gerentes, supervisores, coordenadores, analistas e até assistentes. Em todos os casos, essas pessoas geram uma grande perda de energia.

Nas organizações, essas figuras não se preocupam com seus clientes, com  crescimento do negócio e muito menos com ganhos de sinergias. São egocêntricos demais. Para eles, tudo que não está ligado a sua área é um problema, inclusive os clientes. São incapazes de olhar o todo, vêem apenas os seus departamentos, funções ou tarefas.

Ao assumir o poder, eles se tornam intolerantes à tudo aquilo que eles acreditam que possa invadir minimamente o seu espaço, e são incapazes de abrir mão de qualquer coisa que esteja sob a sua “responsabilidade”. As consequências são sempre ruins, mas em minha opinião a redução da criatividade do time e a dificuldade para promover qualquer tipo de mudança quando frente a desafios são as piores. Essas pessoas possuem ainda a capacidade de paralisar (e tirar do sério) toda uma operação, transformando pequenos problemas em debates acalorados, longos e-mails (infelizmente com vários copiados) aumentando transtornos para justificar suas posições, pura perda de tempo. Poderiam até ter razão, mas o desgaste é maior do que o resultado. Tenho certeza que com um pouco de boa vontade e comunicação tudo se resolve com mais facilidade.

E o tratamento para esta síndrome?…

 

 


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s