Martelo e Prego

“Para quem só conhece o martelo, todo problema é prego.”

Essa frase foi dita pela professora Cecília Mattoso em uma aula e acabou chamando bastante a minha atenção. Muitas pessoas são tão fechadas a novas experiências e conhecimentos que tratam todos os problemas da mesma forma. Em outras palavras, imagine apertar um parafuso com um martelo, bem complicado,  e se resolver martelar este parafuso o resultado pode ser ainda pior.

Rever posições, mudar rotinas, estudar novas técnicas e teorias, realizar novas abordagens ajudam não apenas a manter a cabeça em ordem, mas podem surpreender com bons resultados resultados.

Quando falamos na formação de equipe também precisamos estar atentos. Recentemente me vi em uma situação bastante complicada, pois tentei treinar uma equipe da mesma forma que treinei a minha anterior, admitindo que a mesma fórmula teria os mesmos bons resultados em duas regiões diferentes do país, e quebrei a cara. Nesta hora, temos que ter a humildade para mudar, rever, reavaliar e buscar outras ferramentas que não apenas o martelo.

E podemos ir além, trocar as pesquisas quantitativas, baseadas apenas em relatórios estatísticos, e encarar as pesquisas qualitativas, com entrevistas em profundidade, pode abrir sua cabeça para um mundo de novas possibilidades e ajudar a identificar problemas que você nem sabia que existia.

Então ouse, estude, leia, converse, não rejeite novas teorias, permita novas possibilidades para resolver problemas. Procure outras ferramentas.


Um comentário sobre “Martelo e Prego

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s