E na hora do desespero…

A vida corporativa me proporcionou variados tipos de treinamento e, por consequência, tive contato com vários consultores. Um em especial, chamado Iussef Zaiden, marcou ao dizer em um determinado momento que tinha um “mantra” que o ajudava muito em horas de alta pressão. Se me lembro bem, ele dizia assim – “Além de Xingar, Chorar e espernear, o que mais posso fazer?” e, após repetir isso, ele dizia se conscientizar e direcionar os esforços para a solução.

Geralmente, imaginamos que tudo o que construímos continuará ali, imutável, seguindo o seu caminho de crescimento e amadurecimento natural, mas todos passamos por momentos de desespero, momentos em que que perdemos o chão, onde de uma hora para outra, um concorrente se movimenta inesperadamente, perdemos um funcionário super competente em que confiamos, o preço dos insumos explode ou, sendo bem fatalista, um equipamento quebra, acontece um incêndio ou acontece um acidente  e tudo vira de cabeça pra baixo.  No final, ter a tranquilidade necessária para resolver estas situações de crise não é moleza.

No geral, as pessoas apresentam uma tendência ao fatalismo, aumentando e muito as crises e é obvio que acabam por gerar sensação de que nada dará certo, impedindo de analisar e tomar as medidas necessárias senão para resolver, mas pelo menos para minimizar o efeito da crise.

Você pode dizer que falar (e escrever) é fácil, mas na hora H não é assim… e eu vou concordar que não é mesmo. Mas esta é a hora que os grandes líderes se destacam. Geralmente são profissionais serenos, que sabem tranquilizar as equipes e direcionar os esforços para análises e propostas de solução, e que muitas vezes conseguem até fazer uma piada para descontrair o time e o deixar mais confiantes de que são capazes de resolver qualquer tipo de problema.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s