Tudo ao mesmo tempo

Primeiro uma coisa, depois a outra. Bom se fosse, mas nada funciona mais desse jeito.Vivemos muito tempo seguindo em linhas retas. As empresas trabalhavam seguindo processos rígidos, cada equipe cuidava da sua área, muito próximos da lógica herdada da época da linha de montagem bolada por Ford.

As coisas mudaram e o gestor de hoje não consegue mais trabalhar em apenas uma frente ou projeto. Temos que nos adaptar. Muitos dados e informações disponíveis, mercado em evolução e mutação constantes, equipes com as mais diversas necessidades, e para trabalhar bem em equipe temos que lidar com tudo ao mesmo tempo. Foi-se o tempo em que o gerente de vendas não se preocupava com custos, que o gestor de marketing não estava preocupado com o tempo médio de recebimento e faturamento e, menos ainda, que o diretor financeiro nem olhava a programação de pedidos de uma fábrica.

Isso tudo sem falar na vida pessoal que nos inclui, em outros papeis, como pai, marido, filho, cidadão, esportista, amigo e por aí vai…

Então, como resolver isso? Não resolvemos! Pare de brigar, de querer fazer tudo seguindo ordens rígidas de mais. Acredito muito em rotina e disciplina na execução, mas é fundamental que consigamos criar uma rotina que permita tirar o máximo possível de todos os papéis e atuar em todas as frentes necessárias, e ficar reclamando que não dá tempo e que é difícil não ajuda.  Como profissional, você será cobrado por dar resultados expressivos, mas para ser excelente deverá conhecer (e se possível ajudar a resolver) os processos críticos das outras áreas, não apenas da sua, liderando a sua equipe para criar a tão famosa sinergia com todas as outras áreas. Reforçando, com um  exemplo, um bom comercial é o que domina a produção e o marketing, mas ele só é excelente quando, além disso, ainda consegue entender e planejar o fluxo de recebimento e o caixa a empresa e participa ativamente do processo de construção e produção do produto.

Minha dica é, viva! O mundo não é reto. Os desafios surgirão vindo de todas as áreas, então esteja pronto.  Tudo é importante, mas evite o urgente com uma rotina consistente que te permita estudar e te deixar confortável para atuar em todas as frentes, e assim não ter a ansiedade que acaba por sufocar muitos profissionais. Acredite, é possível. E é isso mesmo – Tudo ao mesmo tempo agora!


Um comentário sobre “Tudo ao mesmo tempo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s