Ouvir de verdade

Ouvir é um dos hábitos mais complicados para se desenvolver. E os problemas não acontecem apenas com chefias que não escutam, o contrário é ainda pior. Tenho passado por isso recentemente, o que tem me deixado bastante triste e desanimado com alguns membros do meu time.  Conversar, organizar prioridades e a equipe não ouvir é algo que me arrasa.

Quando estamos no papel de líderes, conversamos, damos prazos, explicamos e algumas pessoas se recusam a escutar ou resolvem que as prioridades são diferentes e geralmente o resultado é terrível, além de todo o desgaste entre as relações. Geralmente, a responsabilidade pela não entrega recairá não somente sobre o funcionário, mas também sobre o gestor e equipe, simplesmente porque o sujeito resolveu não ouvir. Estes colaboradores que não escutam  tendem a ser arrogantes, acham que já sabem de tudo e acabam se perdendo muito rápido.

Um bom líder deve tentar fazer com que a equipe ouça o que ele diz e acredite na sua experiência e posição, sabendo também  escutar para estimular a participação de todos. Assim como a equipe deve escutar e tentar os direcionamentos. Acreditem, tem hora para a discussão e tem hora para a execução.

Fuja de ter em sua equipe pessoas que falam demais e ouvem de menos. Profissionais que não escutam podem destruir o trabalho realizado por todo o time. Mesmo sendo pessoas inteligentes, você gestor deve tentar orientá-los, mas lembre-se que os que resolvem tudo sozinhos, sem ouvir colocam suas carreiras em um caminho muito arriscado.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s