Expectativas

Difícil controlar, mas nós geramos expectativas sobre tudo. A grande maioria de nós tem nossa vida profissional cheia de “e se isso acontecer”, “e se ele fizer aquilo”, ou espero que a empresa faça aquilo outro”, e entramos em um furação de ansiedade, alegrias e frustrações. Difícil não é?

As coisas complicam ainda mais quando estas expectativas estão relacionadas diretamente com outras pessoas ou com a própria organização onde trabalhamos. Tudo fica muito mais fácil se estas nossas expectativas dependessem apenas de nós, mas é claro que nesse caso não deveríamos chamar de expectativas mas sim metas ou objetivos…

De qualquer maneira o problema continua, ficamos frustrados quando esperamos um reconhecimento, uma ajuda, promoção ou até mesmo uma determinada resposta que nos agrade. Vivemos esperando pelo que gostaríamos que acontecesse, e se não acontecer, qual a sua atitude?

Como fugir deste tipo de situação?

Aprendi com a minha esposa que a melhor maneira de fugir de uma expectativa não correspondida é a comunicação. As pessoas não são obrigadas a saber o que você espera delas e mesmo sabendo ainda podem optar por seguir um caminho diferente do que você gostaria, então jogue limpo, fale abertamente o que você espera e lembre-se que você não deve se chatear se alguém tomar uma atitude diferente da que você espera e com certeza isto não será um problema para ele mas sim pra você. Estar consciente disso faz com que agente repense o nosso comportamento e partir para buscar alternativas, minimizando o que poderia se tornar um grande problema.

Resumindo, tente substituir suas expectavias por objetivos que dependam de você e procure uma comunicaçao franca, clara e direta com quem você se relaciona. Você verá o quanto sua vida ficará mais leve.


2 comentários sobre “Expectativas

  1. Dois meses depois… surge um novo post aeeeee \o/ saudades de ler e aprender um pouquinho sobre o trabalho em equipe.. Muito legal Valew…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s