Mudar de cidade

Mudar de cidade não é muito fácil mas muitos profissionais acabam tendo de encarar este desafio.

Eu tive uma experiência muito complicada quando fui “promovido pra baixo” para arrumar a vida de outros executivos em um grupo que trabalhei. Na época fiquei revoltado com a situação, minha familia não conseguiu me acompanhar e transferi boa parte da minha frustração para a cidade, o que foi uma grande bobagem. Demorei muito para amar a minha nova condição e parar de brigar com a situação, parando de culpar a incompetencia e a cultura do grupo, lembrando que era minha opção trabalhar com eles. Meus resultados só vieram quando comecei a amar essa cidade. Hoje gosto tanto de lá que volto pelo menos uma vez por ano…

Para quem vai passar por uma mudança de cidade, como eu estou passando, seguem algumas dicas:
1 – Não brigue com a situação, resolva. Se a mudança é inevitável, torne-a prazeroza pra você e para a sua familia. Veja as opções de lazer e o que a nova cidade é capaz te proporcionar, aproveite para fazer turismo, conhecer novos sabores e lugares, criando uma rotina de pequenas descobertas nos finais de semana.
2 – Pare de comparar. Cidades, equipes e pessoas são diferentes, viver olhando para trás só vai atrasá-lo, busque enxergar as qualidades do seu novo time e evite usar a frase “lá onde eu trabalhava agente fazia assim ou assado…”. Avalie o potencial de seu novo time e entre pra somar!
3 – Procure alguma atividade social. Ela pode acontecer em uma paróquia ou em uma associação de classe qualquer. Com isso além de fazer novas amizades você conhecerá ainda mais sua nova cidade e terá oportunidade de fazer um bem a sociedade
4 – Já que você está em um processo de mudança, que tal tirar da gaveta aquele curso de pós gradução, inglês ou até mesmo de culinária, que está no papel mas você nunca colocou em prática? Esta pode ser uma oportunidade para fazer novas amizades e ampliar seus horizontes.
5 – Encontre o seu lugar na cidade. Além de onde irá morar vale a pena achar um parque, mirante, restaurante ou até mesmo um boteco. Essas referencias nos ajudam a sentir menos saudades e nos sentir em casa.
6 – Se desligue de sua antiga equipe. Mantenha o contato e o carinho pois eles fizeram parte da sua história assim como você fez parte da deles mas evite ligações e e-mails falando de trabalho; você tem novas preocupações e eles tem que encarar seus próprios desafios.
7 – E por último, seja feliz. Ser feliz é uma escolha sua e de mais ninguém.
Boa semana.


8 comentários sobre “Mudar de cidade

  1. É isso aí, primão. Agarre mais essa oportunidade com tudo! Os posts estão tão legais que qualquer dia vc vai virar o novo Max Gehringer no Fantástico!🙂

    1. Minha prima querida, você é suspeita!!! Obrigado pelo apoio, e espero ver vocês aqui em Natal em breve.

    1. É verdade. Outra coisa que nos mata é a expectativa da nova mundança, mas isso é papo para um outro post…

  2. Boa Leandro, aliás… ja mudei pela 3 vez e concordo com tudo que vc diz. Quanto a cidade no qual você acabou gostando de lá, realmente é muito bom mesmo!!! rsrsr
    grande abraço e sucesso!!!!

  3. É isso ai Prof passei por isso quando vi do Rio para Curitiba só aprendi a amar está cidade quando cortei o elo emocional com o Rio, hoje amo muito esta cidade , e só vou ao Rio passear e rever os amigos queridos.

  4. Estou passando mais uma vez por esta situação, estou de mudança no fim de 2011 de Natal, para Lages-SC, ainda não trabalho, por isso não posso falar com relação ao trabalho, mas com relação aos estudos isso me afeta, ao me adaptar a formas diferentes de estudos, professores de estilos diferentes e se enturmar novamente com a turma, pois se estivesse desde a minha 1º faculdade já teria me formado.

    1. Priscila, mudanças realmente não são fáceis. Mas como disse, procure amar a cidade em que vai morar. Um pouco de turismo na região pode ajudar também. E se prepare para o frio.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s