Chefes

Figuras lendárias dentro das organizações os chefes vem mudando de perfil ao longo dos anos.

Antigamente, ser um chefe significava poder e status, mas aos poucos essa situação mudou. A máxima de “quem tem chefe é índio” entrou na vida de muitos e deixou antiquado o poder pelo cargo. Muitos entenderam e ao assumir a responsabilidade de responder por um departamento buscam desenvolver uma gestão participativa, ouvindo e dando feedbacks constantes, estimulando a inovação e busca por eficiência.

Aí vem a grande mudança no nome. Minha esposa defende que só chamamos “chefe” quem respeitamos e porque não dizer, gostamos e ainda que o termo chefe se tornou um apelido carinhoso e que usamos apenas quando nos sentimos a vontade com nossos superiores. Quando ela falou isso fiz uma retrospectiva da minha carreira profissional e pelo menos no meu caso, ela tem toda a razão. A grande maioria dos meus superiores eu chamava pelo nome, e quando era mais moço me referia aos superiores por senhor ou senhora, mas tive muita sorte em trabalhar com grandes chefes e mais, me sinto lisonjeado quando alguém que faz parte da minha equipe me chama de chefe.

Claro que o formalismo também tem muita relação com a cultura da empresa ou até mesmo pela história profissional de cada um, pois nem todo colaborador se sente a vontade para falar livremente com chefes.

Não podemos, entretanto, esquecer que sempre existirão os que querem ser venerados. Essas pessoas gostariam de ser chamadas de chefes, mas não conseguem, pois não vem de forma natural, elas forçam situações e gostam mais do status do que do trabalho, deixam de desenvolver as pessoas que fazem parte do seu time, geralmente são centralizadoras e egocêntricas e estão mais preocupadas consigo do que com o trabalho da equipe ou dos objetivos da empresa, e pecam pela comunicação.

Faço votos para que todos encontrem grandes chefes em suas vidas.


Deixe uma resposta

