Trocando a empolgação pela experiência

Este final de semana viajamos de carro com um casal de amigos para um casamento. A festa foi realmente maravilhosa e nos divertimos muito. Como somos amigos a muito tempo foi uma oportunidade muito legal de relembrarmos algumas experiências do tempo em que trabalhamos juntos e que motivaram postar este assunto hoje.

Ainda não cheguei aos 40, mas já passei por muita coisa e a Carol me lembrou disso do jeito que só os amigos mais próximos conseguem fazer, ou seja, na lata: “Leandro – você trabalhava muito, mas era muito estressado, chegava a ser chato!” E ela tinha toda razão.

Quando somos mais novos temos uma tendência grande a aumentar tudo, desde os problemas até as vitórias, achamos que apenas as grandes idéias são responsáveis pelo sucesso e acabamos por menosprezar algo importantíssimo, a experiência.

Devemos continuar apaixonados pelo que fazemos e agir com garra e dinamismo, em outras palavras, tem que ter empolgação, mas não podemos deixar que ela nos leve ao erro de fazer tudo muito rápido e de maneira afobada. Chega a hora em que a experiência irá nos trazer a tranqüilidade para tomar decisões difíceis com mais facilidade. A prática nos traz segurança e em muitos casos nos coloca no ritmo certo para não pressionar demais.

A experiência é importante para o desempenho de um executivo e ainda mais fundamental para a performance de uma equipe de trabalho. As equipes com os melhores resultados que conheci eram formadas por profissionais experientes juntamente com jovens empolgados e ambos os grupos dividiam uma característica fundamental, escutavam e aprendiam uns com os outros.

Claro que a experiência na grande maioria das vezes está relacionada com a idade, mas nem sempre. Estudo, meditação, treinamento irão ajudar a acelerar a sua curva de experiência e fazer com a que a ansiedade não atrapalhe o seu desempenho.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s