Atrasado

Assim como muitos brasileiros eu sofro com as consequências da “institucionalização cultural” do atraso. Parece que chegar 30 minutos depois em uma reunião não gera nenhum desgaste ou a entrega de um relatório, tarefa ou produto 2 ou 3 dias depois do acordado não vai ter nenhum problema.

Luto fortemente para não cair no que muitos acreditam ser falta de educação, desrespeito com colegas e amigos ou até mesmo desorganização e incompetência. Mas como um ser humano normal e profissional também falho e sofro com meus próprios atrasos, até porque imprevistos acontecem. Analisando meus próprios atrasos consegui identificar que estes geralmente são ocasionados por acumulo de tarefas (muitas delas bastante pequenas e sem grande importância), juntamente com aquela certeza de que tudo vai dar tempo, e no final, não dá… Claro que isso tudo vem somado com rotinas inapropriadas de gerenciamento de tempo, onde agendamos e participamos de reuniões fora da rotina, sem pautas e duração previamente definidas, juntamente com o que chamo de reuniões relâmpagos, quando colegas invadem agendas com a famosa frase: “posso falar com você assunto bem rapidinho, é meio urgente” (Meio urgente é de matar!!!)

Eu acredito que o único recurso realmente finito em nossas vidas é o tempo e ele realmente corre muito rápido. Para evitar a fama de atrasado crie uma agenda que atenda as suas principais prioridades e não tenha medo de negociar prazos, inclusive com a sua chefia. Planeje e revise a sua agenda diária e dedique tempo suficiente para cada uma das atividades programadas colocando o que é mais importante primeiro. Ah, problemas acontecem, então, não se cobre tanto e trabalhe os imprevistos sem culpa, mas nunca deixe de avisar aqueles que te esperam com certa antecedência.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s