Inércia Organizacional

Depois que publiquei meu último post, um amigo no trabalho e professor fez um comentário bastante interessante: “Gostei do post, mas para tirar um corpo da inércia é preciso aplicar uma força sobre ele”. Ele tem razão!

E comecei a imaginar a dificuldade em tirar toda uma organização da inércia. Um profissional pode simplesmente decidir tomar outros caminhos, investir em si mesmo, tomar uma atitude e tudo pode mudar na sua vida, mas em uma empresa as coisas ficam um pouco mais complicadas. Muitas empresas tendem a se acomodar em processos e rotinas a medida que se consolida, deixam de olhar para o mercado e de buscar a excelência tão necessária para mantê-las competitivas.

E que forças podem ser aplicadas para tirá-las da inércia? O que fazer para que elas busquem a inovação de seus produtos? O que pode iniciar um movimento de revisão de processos para tornar as empresas mais eficientes?

Para mim a resposta é simples – Liderança.

Infelizmente, muitas destas organizações estão tão abraçadas à burocracia e processos antiquados que acabam não dando espaço ou estimulando estes profissionais a assumir o seu papel de líder e de influenciadores na busca de novos horizontes e se afundam ainda mais em crises, ineficiência e perda de mercado. Líderes inconformados, técnicos e com grande senso de urgência são capazes de influenciar equipes a buscar novas oportunidades, de propor novos processos, de arriscar e mudar toda trajetória de uma empresa.

Reconhece estes líderes dentro da sua organização?


Um comentário sobre “Inércia Organizacional

  1. Leandro,
    Reconheci alguns “líderes” que atuam como a burocracia que você coloca no texto, mas também reconheci verdadeiros líderes que atuam para realmente nos tirar da inércia, mexer nas nossas entranhas e nos fazer buscar pelo melhor de nós.
    Gosto do que você escreve. Talvez aquela idéia de ser consultor seja realmente um bom plano B. Mas, por enquanto, acho que você ainda tem muito para agregar enquanto DG.
    Ângela

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s