Missão

Muitas pessoas confundem missão com metas de longo prazo.

Eu mesmo, durante muito tempo senti dificuldades em entender a diferença entre as duas. Mas depois de ler muita coisa a respeito passei a entender melhor ambas e acreditar na importância que as duas devem tem em nossa vida profissional e pessoal.

Muitas empresas empenham bastante tempo em escrever suas missões, colocando-as em quadros bonitos na recepção e em locais com grande movimento de funcionários, mas esquecem do que realmente significam e começam a criar metas completamente desalinhadas com o seu “DNA” e as conseqüências são imprevisíveis…

Nós profissionais, muitas vezes fazemos a mesma coisa com nossas vidas, esquecemos porque estamos aqui e o que realmente queremos para nossas vidas e acabamos por sacrificar nossa felicidade trabalhando em empresas onde não somos felizes ou que pregam diretrizes bem diferentes das que acreditamos. Essa situação acontece principalmente quando não sabemos exatamente qual é a nossa missão pessoal e como buscar a nossa própria felicidade. Deixem-me explicar melhor, você sabe exatamente como quer se lembrado pelos seus filhos e esposa? E pelas pessoas que trabalham e convivem diariamente com você? Sendo até um pouco mais dramático, se você morresse amanhã, o que estas pessoas falariam a respeito de você durante o seu velório?

Há alguns anos atrás estas questões começaram a me incomodar, principalmente no que diz respeito a como as minhas filhas se lembrariam de mim. Nesta época, comecei a escrever a minha missão pessoal, queria criar objetivos maiores, que fornecessem um sentido maior a minha vida, tanto pessoal quanto profissionalmente. Não foi um exercício nada fácil!

Para escrever sua missão é necessário, antes de tudo, muita reflexão, assumindo erros, revendo atitudes e entendendo o que é realmente importante para sua vida e sua felicidade. Até hoje sempre que me sinto em dúvidas quanto a que direção tomar ou se estou me sentindo um pouco triste por algum motivo, volto e releio a minha missão. Ela me ajuda a equilibrar as coisas e me dá segurança para continuar seguindo por caminhos que eu acredito.

Então como o ano está começando te faço um convite, em vez de simplesmente colocar suas metas no papel, dê um passo atrás no seu planejamento e avalie o que é mais importante para a sua felicidade, escreva a sua missão e só então revise se suas metas estão apontadas para o que realmente vai te fazer feliz.

Para quem gosta, deixo duas sugestões de livros que me ajudaram na difícil tarefa de escrever a minha missão pessoal: Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – Franklin Covey e Gerenciamento Quântico – Charlotte Shelton.


2 comentários sobre “Missão

  1. Durante a leitura desse POST tive a nítida impressão de reviver a leitura de “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” que no final se confirma com a indicação do autor do Blog, que está de parabéns, isso está ficando cada vez melhor…

Deixe uma resposta

