E-mail não tem tom de voz.

Inacreditável com as pessoas esqueceram como é bom conversar pessoalmente.

Não me leve a mal, eu adoro a tecnologia, se eu não gostasse não estaria escrevendo aqui neste blog, certo? Mas, infelizmente, ao substituirmos os antigos memorandos (eu entreguei alguns quando era estagiário) pelos poderosos e-mails, msns e outras ferramentas de comunicação interna, muitos profissionais esqueceram o quanto pode ser produtivo um bom diálogo.

Um e-mail pode ser lido de várias formas, dependendo do estado de espírito de quem recebe. Por mais que você utilize caixa alta, negrito ou outros artifícios gráficos, você pode ser mal interpretado. Nada pode substituir uma boa conversa, principalmente quando alguma coisa não nos agrada.

Sei que esse tema é batido, mas é muito fácil esquecermos quando passamos muito tempo atrás da tela do computador.
Muitas organizações começaram a viver uma crise de confiança tão grande que tudo precisa ser registrado por e-mail, de preferência com cópia para um monte de gente, aumentando muito a burocracia e o conflito entre pessoas, diminuindo a velocidade com que podemos resolver problemas e gastando tempo precioso da equipe que deveria estar ocupada em atingir metas.

Saiam um pouco de suas mesas. Faça reuniões fora da sua sala. Tire um tempo da sua rotina para conversar com seu time e principalmente com outros departamentos, clientes e fornecedores. Aproveite estes momentos para expor o lhe agrada e o que não lhe agrada. Coração aberto e tranqüilidade. Uma boa comunicação e um pouco de empatia podem resolver com mais agilidade e produtividade a maioria dos seus problemas.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s