Ser e Parecer

Admito que sou uma pessoa muito visual e, apesar de acreditar no velho ditado, ainda compro vários livros pela capa.

Imagine a seguinte situação, você precisa decidir entre dois candidatos para fazer parte da sua equipe, ambos com uma boa formação acadêmica, experiência e resultados. Como você decide? Geralmente, durante as entrevistas individuais, você escolhe pelo profissional que “parece” ser mais competente, julgando pela sua fluência verbal ou como ele está vestido ou algum outro detalhe, mesmo sabendo que só terá certeza se a sua escolha foi realmente a melhor para o seu time depois de algum tempo…

Claro que quando avaliamos profissionais dentro de nossas equipes devemos tomar cuidado para não sermos influenciados por preconceitos. Eu mesmo tenho que racionalizar muito para ficar longe deles. Pessoas obesas me remetem a relaxamento e preguiça, e olha que não sou das figuras mais magras. Mas apenas parecer também não adianta. Quantas vezes vimos profissionais assumindo cargos pela aparência após fazer um grande marketing pessoal sem necessáriamente ter resultados consistentes. Estes profissionais acabam sendo alçados a cargos de gestão e muitas vezes crescem se vendendo mais do que entregando e por consequencia suas equipes entram em um processo de ineficiência cíclico. Promover ou demitir colaboradores apenas pelo parecer nos dias de hoje é algo quase que inconcebível nas empresas modernas, pois conseguimos aferir resultados quantitativos e qualitativos com bastante tranquilidade através de ferramentas simples de gestão financeira, avaliação 360º e mais uma infinidade de outras. Mas como assumi no início deste post, somos imperfeitos e como tal, somos influenciados pela aparência.

Então se você está a frente de uma equipe e quer crescer dentro da sua carreira deixo uma pequena dica: – Pareça competente!

Isso mesmo, mantenha o foco para continuar sendo compentente antes de tudo mas se esforce também em parecer. Claro que parecer competente dependerá muito do seu estado de espírito, e até para isso mas cuidar da sua embalagem ajudará. Avalie se a sua aparência está de acordo com a expectativa de seus clientes, fornecedores e colegas de time.

Outro dica importante é procurar ser lembrado, para isso saia da sua sala e faça mais reuniões fora, isso irá te expor e fará com que você pareça ainda mais integrado com os outros departamentos, sem contar que pode ser uma ótima oportunidade para esticar as pernas e oxigenar as idéias.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s