Rotina

Muitas pessoas que conheço ao escutar a palavra rotina entram em um estado próximo ao pânico.

Talvez por que a rotina acaba trazendo muitas vezes uma sensação de limitação, de que temos que cumprir algo de apenas uma forma e em um determinado horário ou quem sabe se sintam presas como se o fato de ter de cumprir uma rotina as remetesse ao filme “Tempos Modernos” ou ainda como se rotina fosse a explicacao para todos os problemas conjugais do mundo.

Mas porque rotina tem que ser uma coisa ruim?

Escutei uma vez de um executivo com quem trabalhei que o único recurso realmente finito é o tempo, e que precisamos administrá-lo da melhor maneira possível. Ele realmente tem razão.

E não conheço forma melhor de administrar o tempo do que formular uma rotina bem estruturada e cheia de coisas positivas.

Quando resolvemos que queremos ter uma vida saudavel, temos quer encarar uma rotina de exercicios, ou quando estabelecemos que precisamos melhorar o relacionamento com a nossa esposa, podemos criar uma rotina de conversas diárias, sem interrupções e sem televisão, por exemplo…

A rotina não mata a criatividade de ninguém, ela só precisa ser revisada de tempos em tempos para ver se ela esta alinhada com os objetivos a que se propoem.

No trabalho de equipe a rotina se torna ainda mais importante. Alguns gestores e equipes gostam de trabalhar no estilo “deixa a vida me levar”, reagindo ao que o mercado ou a propria empresa apresenta. Claro que o oposto também ocorre, quando a rotina passa a ser tão forte dentro de um departamento ou empresa começa a gerar miopia, e o time vem com a máxima – “Nós sempre fizemos assim” aí você já sabe, o mercado engole e as metas nunca serão superadas.

Mas deixo algumas perguntas? Você tem avaliado e revisado suas rotinas pessoais (Tem dedicado o tempo planejado a leitura, a uma pós graduação, ao condicionamento físico ou a espiritualidade)? E as rotinas relacionadas a sua familia (quanto tempo você dedica por dia a escutar seu parceiro, conversar com seu filho, ver seus cadernos, brincar, etc… )? E falando em trabalho de equipe, que tal revisar as rotinas do seu time e ver se com elas vocês vão superar suas metas.


2 comentários sobre “Rotina

  1. Leandro,

    Li o seu artigo e percebi uma enorme sinergia com o que acabei de escrever: “Amplie sua percepção para encontrar as respostas”.

    O ponto crucial não é a rotina em si, mas a sensação de estar desalinhado com m propósito de vida que alinhe e dê sentido ao que estamos fazendo (corpo, mente e espírito).

    Quero te convidar para ler e compartilhar seu ponto de vista:
    http://decidaserfeliz.com/2010/09/28/amplie-sua-percepcao/

    Abração e sucesso!

  2. Esse papo de rotina realmente chama muita atenção quando abordado. A grande maioria das pessoas tem associado rotina à um modo ruim de viver, seja na vida executiva, conjugal ou espiritual.
    O que é citado nesse texto reflete minha opinião no que diz respeito a construção de uma rotina saudável.
    As pessoas tendem a um comportamento sentimental, fazendo uma administração emocional do tempo. Só querem fazer o que é bom e traz prazer.
    A dica é: escolha e faça!
    ::: EXEMPLO SIMPLES :::
    Escolha crescer em 20% sua frequência de visitas, e simplesmente marque 20% a mais de visitas. Procure não pensar nos 20% a mais de tempo que vai perder para marcar as visitas, tente pensar no aumento de possibilidades de se fazer negócios de 20% e provavelmente 20% a mais de grana no bolso.

    O negócio é escolher e fazer, obviamente sem negociar valores pessoais e ferir as políticas e regimentos internos das empresas. No mais, o céu será o limite e como disse Chico Science: Um passo a frente, e você já não está mais no mesmo lugar.

    Escolha amar, crie uma rotina para isso e AME.
    Escolha o sucesso, crie uma rotina para isso e tenha SUCESSO.

    Um abraço Leandro. Boas rotinas pra você;

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s