10 Dicas de Gestão

Recentemente fui convidado a dar uma palestra em um forum de gestão.
Até aquele momento eu apenas tinha discutido minhas crenças como gestor em sala de aula ou junto das equipes com que trabalhei.
Para preparar o conteúdo da palestra revisitei alguns autores de que gosto muito (Ram Charan, Tom Peters, Richard Edler, José Carlos de Mello, Falconi e alguns outros) e que influenciaram a maneira com que trabalho em equipe. Lembro que fechei a apresentação com 10 dicas da boa gestão do Fernando Portella.
Mas vou ser um pouco abusado e tentar escrever aqui as minhas “regras de ouro” para uma boa gestão:
– Tenha metas: Você precisa definir aonde quer chegar e em quanto tempo.
– Pratique a comunicação objetiva: Seja claro, simples e objetivo. Caso seja responsável por reuniões, detalhe a pauta, limite o tempo, e seja focado nos itens que devem ser discutidos. Fuja do gerundio (sem tempo para terminar o que foi planejado) e dos diminutivos (ninguém leva a sério uma açãozinha, ou uma reuniãozinha…).
– Tome decisões: Se você não tomar decisões, alguém vai tomar por você! Deixar de tomar decisões enfraquece a sua função e de todo a sua equipe de trabalho. Mas sinceramente eu não acredito em decisões em “colegiado”. Acho que um grupo pode e deve trazer informações e contribuições, mas alguém tem que assinar o plano final, e se der errado, apenas um será responsabilizado.
– Cash is King: A decisão final sempre é financeira. Lembre-se que você trabalha para remunerar o capital investido pelos acionistas. Nenhum negócio se sustenta se não for rentável.
– Seja visível: Ande, circule, faça reuniões fora da sua sala. Isso fará com que você seja lembrado, e oxigenará as suas idéias.
– Respeite a hierarquia: Seu acionista, diretor ou gerente não está lá sem um motivo (mesmo que seja por ele ser filho do dono…). Não vale a pena bater de frente com sua chefia. E lembre-se que ningúem puxa o seu tapete, você cai sozinho. Nada derruba um profissional que é íntegro, transparente e que entrega resultados consistentes.
– Defina sua rotina. Faça com que as pessoas que trabalham contigo conheçam esta rotina e saibam o porque ela existe. Uma rotina bem estruturada não te deixa perder o foco no que é mais importante, ou seja, bater as suas metas. A revisão das rotinas e dos padrões também deve fazer parte da sua rotina.
– Foco na execução: Traçou o plano, execute! Belos planos e análises na prateleira não ajudam em nada.
– Tenha hobbies: A vida não é só trabalho. Seja feliz.
– Seja um apaixonado: Não entre no jogo para competir, entre para ganhar, para ser o melhor! Você só conseguirá isso te tiver brilho no olho, se for apaixonado pelo que faz. E com esta paixão você influenciará positivamente todos a sua volta.
Sucesso a todos!


3 comentários sobre “10 Dicas de Gestão

  1. Texto muito bom! Verdades a serem seguidas… De carteirinha afirmo que a maior das verdades e indispensável para sua sobrevivência, e digo SOBREVIVÊNCIA e não sucesso, que vai beeeemmm mais além… a mais importante é * BRILHO NOS OLHOS e PAIXÃO pelo que se faz. Se dormir pensando no que deveria fazer para resolver ou melhorar determinada situação e acordar animado porque teve uma grande idéia para solucioná-la, É ISSO!!! Você é feliz e corre um sério risco de ter bons resultados em sua atividade profissional, já é o começo da estrada para o sucesso…

    1. Rafael,
      Concordo contigo. Impossível trabalhar bem em equipe e muito menos ser feliz se não estamos apaixonados pelo que fazemos! Brilho no olho para mim é a “dica” mais importente. também acho a ultima dica a mais importante.

  2. Leandro, ótimo texto. faltou o popular umbigo no barcão…rsrsr
    concordo contigo nas 10 dicas. O mercado esta carente e busca constantemente profissionais comprometidos e apaixonados. O sucesso começa pela paixão no que se faz, o resto, é consequencia.
    abraços

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s